Desde 1946

Mecasul Auto Mecânica S.A. iniciou suas atividades em 23/07/1946 na cidade de Caxias do Sul - RS com a denominação de Auto Mecânica S/A.

A empresa operava apenas como oficina mecânica, e ingressou no ramo de comercialização de veículos em dezembro desse mesmo ano, revendendo veículos da marca Studebaker.

Em 1953, passou a comercializar veículos da marca Mercedes-Benz. Tratavam-se de caminhões modelo BL-4200, os quais ainda eram importados da Alemanha. Concomitantemente à venda de veículos Mercedes-Benz e Studebaker, em 1954 a empresa deu início à comercialização de caminhões da marca Scania Vabis, modelo L-65.

Foi em 1956 que a Mercedes Benz do Brasil S/A faturou a primeira unidade diretamente para a Auto Mecânica Ltda., um veículo modelo L-4500/42. Em 12 de julho desse ano, a empresa passou a se chamar Auto Mecânica S/A, Importação, Indústria e Comércio.

Com a expansão dos negócios, em 1956, começaram a serem revendidos também caminhões Mercedes-Benz L-312/42 e, em 1957, foi firmado contrato de concessão com a Mercedes Benz do Brasil, a partir do qual a revenda passou a comercializar exclusivamente os veículos da marca em sua região.

O nome Mecasul Auto Mecânica S/A foi adotado em 1993. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo grupo Estrela Sul, passando a atuar na Serra, Litoral e Grande Porto Alegre. No ano de 1999, a revenda Estrela Sul com sede em Osorio (RS), até então operando de forma independente, foi incorporada à Mecasul, com sede em Caxias do Sul (RS). A partir daí, a concessionária Mecasul Auto Mecânica S/A, passou a ter uma identidade corporativa única, com sede em Caxias do Sul e filial na cidade de Osório – RS.

Em 2007, a matriz da empresa mudou de endereço: do tradicional, porém obsoleto prédio da Av. Julio de Castilhos para um moderno e próprio às margens da Rodovia RS 122, em Caxias do Sul.

Dando continuidade ao processo de modernização e crescimento, em 2010, a operação da filial foi transferida do município de Osorio para Nova Santa Rita (RS), região metropolitana de Porto Alegre. Seguindo o novo padrão de arquitetura predial da Mercedes-Benz, as novas instalações, com uma área total de 42.000 m² buscam atender uma maior fatia do mercado de cargas e transporte de passageiros.

Os planos de expansão continuaram e, no período de 2013/14, a Mecasul adquiriu parte da área atendida pelas concessionárias Blavel/Metropolitana. Com isso, passou a atender 79 municípios das regiões metropolitana e serra através da matriz, em Caxias do Sul e da filial em Nova Santa Rita.

No ano 2017, na contramão das dificuldades no meio econômico nacional, a Mecasul seguiu sua trajetória. Permaneceu com o foco no crescimento e, acreditando no potencial da região, inaugurou mais uma filial, dessa vez em Garibladi, colocando-se ainda mais próxima dos seus clientes.

Hoje, a Mecasul está entre as maiores revendas de caminhões, ônibus e utilitários Sprinter e Vito da marca Mercedes-Benz no Rio Grande do Sul.